Equinos App

1 2 3 4 5

Volteio

Volteio

Origem do esporte

O volteio, definido como ginástica sobre um cavalo em movimento, é uma das mais antigas modalidades equestres. Durante a Idade Média, o volteio era utilizado como parte do treinamento de soldados para as batalhas, já que proporcionava grande equilíbrio e conivência com o cavalo, fatores extremamente necessários, uma vez que os soldados carregavam seus escudos e espadas nas mãos.

Com o final das guerras, o volteio passou para os quartéis, e devido aos grandes benefícios que trazia aos cavaleiros na iniciação de outros esportes hípicos, logo passou a ser amplamente praticado em hípicas e pequenos centros de treinamento. Devido ao grande interesse despertado em seus praticantes, o volteio começou a tomar forma como modalidade equestre independente, e em 1984 foi reconhecido como modalidade oficial pela FEI (Federação Equestre Internacional), juntamente com o Salto, Adestramento, CCE, Carruagens e Enduro. A primeiro campeonato mundial de volteio foi realizado em 1986 em Bulle, Suiça. O Brasil teve participação em todos os campeonatos mundiais até hoje.

O Volteio, em sua totalidade, consegue aliar os princípios básicos da equitação: equilíbrio, força e a leveza e flexibilidade da ginástica olímpica. Outra razão que torna o volteio propício para iniciantes, é o fator segurança, já que o cavalo está o tempo todo sendo controlado, através de guias e rédeas pelo instrutor, tornando desnecessário a concentração do aluno quanto à impulsão e condução do animal. Desta forma, o praticante se sente mais confiante e preocupa-se somente com seus movimentos e postura.


Fonte: http://www.hipismobrasil.com.br/modalidades/volteio.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *