Equinos App

1 2 3 4 5

Uma alternativa para tratamento de déficit de atenção e hiperatividade

A equoterapia, nome dado ao tipo de exercício realizado em cima do cavalo, é uma atividade que através de estímulos ao sistema nervoso central proporciona um aumento da capacidade de atenção dos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Segundo a fisioterapeuta do Espaço de Equoterapia do Jockey Club de São Paulo, “através da equoterapia, o praticante consegue ter disciplina e controlar seus impulsos e ansiedades”.

O TDAH, forma como a doença é comumente conhecida, é uma doença neurobiológica, de causas genéticas, que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno afeta cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras, segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).

A doença pode manifestar os primeiros sinais desde o nascimento, mas geralmente aparece entre 1 e 2 anos de idade, e mais da metade permanece com o transtorno até a fase adulta.

O tratamento

A equoterapia para melhora dos sintomas de TDAH é indicada para crianças e adultos. Para cada fase são realizadas atividades e exercícios distintos.

Na infância as atividades envolvam brincadeiras, e se enfocam nos aspectos motores e emocionais, tendo um impacto direto na vida escolar da criança, com uma melhora importante do aprendizado.

Já na fase adulta são realizadas atividades de circuito e exploração espacial, com exercícios físicos de relaxamento e equilíbrio físico e mental.

A atividade tanto para crianças quanto para adultos deve ser realizada no mínimo duas vezes por semana, por no mínimo seis meses, mas os primeiros sinais de melhora já aparecem no segundo mês.

A equoterapia não descarta o acompanhamento de profissionais especializados no assunto, como neurologistas, psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos.


Serviço:
Espaço Letícia Junqueira
Jockey Club de São Paulo.
Av. Lineu de Paula Machado, 1263 - Jd. Evereste
Horário: Segunda-feira das 10:30 às 16:00 horas e de terça-feira a sexta-feira das 10:30 às 17:30 horas.


Assessoria de Imprensa Espaço Letícia Junqueira
Juliana Tavares
(11) 2849-3025
E-mail: equoterapia@jockeysp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *