Equinos App

1 2 3 4 5

Raça: Friesian

Friesian

Origem: Países Baixos
Altura: cerca de 1,50m
Pelagem: sempre negra.

O friesian pode ser reconhecido imediatamente por sua crina e seus pêlos abundantes, especialmente nas quartelas. Belo, com uma cabeça esguia e elegante, ele é visivelmente possante.

Originário da província de Frise, nos Países Baixos, o friesian certamente recebeu sangue andaluz no século XVI, durante a invasão espanhola. No século XIX, a febre das corridas de trote chegou à Holanda. Através de diversos cruzamentos, os criadores procuraram refinar o cavalo de trabalho pesado que o friesian era até então. E essa orientação quase lhe foi fatal, pois, mais leve, ele deixou de ser apto ao trabalho nos campos.

No final da Primeira Guerra Mundial, restavam apenas três garanhões friesian, e alguns criadores se empenharam em salvar a raça. Trinta anos depois, ela foi reconstituída e, em 1954, a rainha Juliana dos Países Baixos concedeu à Sociedade do Cavalo Friesian o título de sociedade real.

Apto tanto à sela quanto ao trabalho de tração leve, o friesian é apreciado por todos que, como os escudeiros de circo, procuram um cavalo dócil, confiante e belo.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *