Equinos App

1 2 3 4 5

Montar e treinar

Quando vamos montar um cavalo para uma sessão de treinamento devemos fazer várias “coisinhas”: buscar o cavalo na cocheira, colocar um cabresto, limpar os cascos ainda na cocheira, puxar o cavalo até um palanque, amarrar, escovar, colocar uma manta, colocar a sela, apertar a barrigueira, tirar o cabresto, colocar a cabeçada, puxar o cavalo, montar, seguir para a pista e então começar a treinar, certo? Nem tanto. Se pensarmos no “pré pista”, temos muitas coisas que fazem parte do treinamento de um cavalo. Vejamos:

Colocar um cabresto – o cavalo deixa a pessoa chegar tranquilamente, abaixa a cabeça para colocar o cabresto? Se não, deve-se treinar isto.

Limpar os cascos – o cavalo deixa-se tocar nas quatro patas, levantando suavemente os cascos para serem limpos, sem qualquer reação? Se não, deve-se treinar isto.

Puxar o cavalo até um palanque – o cavalo caminha junto com o cavaleiro ao cabresto, sem ultrapassá-lo, sem atropelar as pessoas, com total controle e leveza? Se não, deve-se treinar isto.

Amarrar – o cavalo sabe ficar amarrado, sem estirar, sem ficar mordendo cabos? Se não, deve-se treinar isto.

Colocar a manta, colocar a sela, apertar a barrigueira – o cavalo fica parado, sem se mexer, não morde ou empina quando a barrigueira é apertada? Se não, deve-se treinar isto.

Tirar o cabresto, colocar a cabeçada – o cavalo deixa que a troca seja feita sem fugir, abaixa a cabeça para receber a embocadura, deixa a cabeçada passar pelas orelhas sem reações? Se não, deve-se treinar isto.

Montar – o cavalo deixa ser montado se sair andando, sem que as rédeas sejam absolutamente encurtadas? Se não, deve-se treinar isto.

Seguir para a pista – o cavalo vai para a pista em passo descontraído, leve, sem se assustar, sem entrar em uma situação de tensão, sem querer correr ou não querendo entrar na pista? Se sim, deve-se trabalhar tudo isto.

E treinar é só na pista?

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *