Equinos App

1 2 3 4 5

Equoterapia : Técnica exclusiva de equoterapia traz melhorias para pacientes com distúrbios físicos, psicológicos e sociais

Uma técnica desenvolvida com exclusividade pelo Espaço de Equoterapia Letícia Junqueira, no Jockey Club de São Paulo, vem atraindo pessoas de diversas partes de São Paulo com a esperança de obter melhoras para seus familiares com distúrbios físicos, psicológicos e sociais.

A atividade se baseia numa mistura entre exercícios praticados na atividade equestre denominada Volteio e a Equoterapia, terapia realizada com cavalos. As duas atividades juntas trazem benefícios principalmente para pacientes com distúrbios acentuados, explica a fisioterapeuta responsável pela técnica Letícia Junqueira. Todo o tratamento se baseia no relacionamento entre o cavalo e o praticante, e sempre com o cavalo em movimento.

Durante a terapia são realizadas posturas semelhantes as do Volteio, porém adaptadas para os praticantes de equoterapia, lembrando que sempre devemos respeitar a idade, patologia, necessidade e potencialidade do praticante, enfatiza a fisioterapêuta.

A atividade é realizada com materiais adaptados e com transferências de decúbitos ( posições e posturas que fazem com que o praticante se exercite), onde a execução de movimentos acrobáticos e ginásticos no cavalo, tem como base o jogo, o conhecimento do próprio corpo, e onde o experimentar, o aprender dos exercícios e o contato físico com o cavalo, são peças constantes durante as sessões.

Em algumas sessões o animal é forçado a movimentar-se em forma circular. “Quando se faz movimentos circulares, temos a “ação da força centrípeta (que se aproxima do centro) ou centrífuga (que se afasta do centro)” depende da velocidade. Se esta força atua no sentido de dentro para fora é necessário que o praticante, para compensá-la, mantenha o equilíbrio sobre o cavalo, possibilitando desta forma uma contração da cadeia muscular lateral do tronco, e o alongamento dos músculos usados naquele movimento”, fala Letícia Junqueira.

Outro ponto importante, é que durante o deslocamento do animal, a pessoa que está realizando o exercício recebe de 1800 a 2200 estímulos cerebrais e ajustes tônicos – movimento automático de adaptação do praticante ao movimento do cavalo - que percorrem a coluna através da medula espinhal, chegando ao sistema nervoso central (SNC).

“No SNC, os neurônios se unem, gerando novas células nervosas, que servirão como “ponte” na realização de uma determinada atividade motora dificultada por uma lesão cerebral”, esclarece a fisioterapeuta.

O tratamento é indicado para pessoas com necessidades de reabilitação neuromotora, dificuldade de aprendizagem ou linguagem, disfunção na integração social e problemas psicológicos.

O Volteio: é uma modalidade equestre definida como ginástica sobre um cavalo em movimento.

O Volteio Terapêutico: O volteio terapêutico é realizado com o cavalo ao passo ou galope, movimentando-se em círculos, sendo conduzido pelo cavalariço ou um responsável da equoterapia, através de uma guia longa que deve ter no mínimo treze metros de diâmetro. Esse formato é muito usado para praticantes com um grau leve de comprometimento ou quando o foco é educacional.

Quando o comprometimento do praticante é severo o cavalariço puxa o cavalo pelo cabresto e se aplica apenas as posturas do volteio tradicional.

A Equoterapia: A equoterapia, nome dado ao tipo de exercício realizado em cima de cavalos, “é um método terapêutico e educacional que visa o desenvolvimento físico, psicológico e social de pessoas com necessidades especiais


Resultados:


Com o uso de técnicas do Volteio e da Equoterapia o praticante passa a ter melhor flexibilidade, lateralidade, coordenação motora, mobilidade, orientação espacial, orientação corporal, noções de ritmo, sentido de colaboração, sincronismo, propriocepção, força muscular, concentração, espírito de decisão, respeito, e sempre de uma forma alegre e divertida, ressalta a fisioterapeuta.

A atividade pode ser feita de uma a três vezes na semana. Os resultados aparecem já nas primeiras 10 sessões.

O Espaço Letícia Junqueira existe desde 2011 no Jockey Club de São Paulo. O local também oferece aulas de equoterapia e equitação lúdica sob orientação da fisioterapeuta Letícia Junqueira, especializada em equoterapia e com 15 anos de experiência na área.


Serviço:
Espaço Letícia Junqueira
Jockey Club de São Paulo.
Av. Lineu de Paula Machado, 1263 - Jd. Evereste
Horário: terça a sexta das 10:30h às 17h

Assessoria de Imprensa Espaço Letícia Junqueira
Jaqueline Carvalho
(11) 9146-9700
E-mail: equoterapia@jockeysp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *