Equinos App

1 2 3 4 5

Doenças Específicas das Articulações em Equinos

Osteocondrite Dissecante e Osteocondrite Dissecante do Jarrete

A osteocondrite dissecante (OCD) é uma causa frequente de claudicação em equinos, principalmente os jovens e atletas, o que pode levar a prejuízos, principalmente financeiros.

Por definição, OCD refere-se a fragmentos cartilaginosos ou cartilaginosos e ósseos que se desenvolvem ao longo das superfícies articulares em equinos, causando claudicação e efusão articular líquido.

Existem várias causas para o desenvolvimento desse problema e todas estão envolvidas com a suscetibilidade da superfície articular durante o desenvolvimento. Entre elas: predisposição genética, crescimento e tamanho corpóreo, estresse mecânico e trauma, defeitos na vascularização, nutrição, desequilíbrio mineral, fatores endócrinos, vulnerabilidade local, exercício ou a falta dele.


Sinais Físicos e Diagnóstico da OCD do Jarrete (curvilhão)

O principal sinal físico desse problema é a presença de líquido na articulação, podendo ou não ocorrer a manifestação da claudicação do animal. Ao encontrar esse tipo de sinal no animal, o melhor a ser feito é encaminhá-lo ao médico veterinário para que esse possa examinar e encaminhar esse animal a exames complementares, como o Raio-X, visando a confirmação ou não da OCD, o que com certeza irá facilitar a condução clínica do caso.

Quanto ao tratamento, a necessidade de cirurgia em casos isolados de OCD é questionável, porém a literatura e a experiência prática sustentam um tratamento cirúrgico, que consiste basicamente em extrair esses fragmentos de dentro da articulação.

O prognóstico é favorável principalmente em animais jovens. Por esse motivo, o acompanhamento diário dos animais por pessoas que possuam experiência, juntamente com um médico veterinário é importante, já que qualquer problema que seja detectado precocemente poderá mais facilmente ser resolvido, diminuindo o prejuízo financeiro na criação.


Fonte: OUROFINO     Autor:    Breno Carvalho de Paula – Médico Veterinário LF Centro Diagnóstico Equino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *