Equinos App

1 2 3 4 5

Dicas para a cabeça do seu cavalo

Recebo muitas perguntas sobre cavalos que não deixam que as pessoas apliquem os vermífugos em pasta, ou que não deixam colocar a embocadura, ou mesmo tocar nas orelhas quando a cabeçada ou cabresto são colocados. Seguem então algumas dicas importantes para que tudo isto seja conseguido de forma tranquila e calma:

1. Ensine seu cavalo a abaixar a cabeça, colocando um pouco de pressão no cabo do cabresto, e quando ele abaixar um pouco, tire a pressão do cabo. Cada vez que isso acontecer, agrade muito seu cavalo.

2. Escove o rosto do seu cavalo – com uma escova macia, isto deve ser rotina como a escovação de qualquer outra parte do corpo do cavalo.

3. Ensine seu cavalo a deixar tocar as orelhas. Depois que ele aprender a abaixar a cabeça, encoste as mãos nas orelhas passando as mãos levemente. Cada vez que ele deixar, agrade bastante.

4. Ensine seu cavalo a deixar tocar o focinho. Depois que ele abaixa a cabeça, faça a mesma coisa – passe a mão levemente no focinho com calma e tranquilidade.

5. Ensine seu cavalo a aceitar coisas diferentes da sua mão no focinho – pegue uma bisnaga ou um bridão e passe agradando a área do focinho com este objeto.

6. Ensine seu cavalo a deixar a bisnaga entrar na boca – depois de abaixar a cabeça, deixar você passar a mão no focinho e deixar a bisnaga tocar no focinho, entre levemente com a bisnaga na boca e tire-a rapidamente.

Importante: não ache que estes seis passos vão dar certo na primeira vez. Mas, faça disto um hábito, e você verá que rapidamente seu cavalo vai deixar você colocar a mão onde quiser na face, nas orelhas, na boca, nos olhos. Depois, vem a bisnaga e a embocadura. Se você tiver pressa, falta de paciência, ficar nervoso, se irritar, não esperar o cavalo com calma, e principalmente, se você não estiver muito empenhado em ensinar, treinar e desejar o melhor para o seu cavalo, esqueça de tentar...


Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *