Equinos App

1 2 3 4 5

Cavalos e computador

Será que essa união dá certo?

Ultimamente estamos vendo um crescente número de propagandas do gênero: “leilão online” ou “veja a fotos dos nossos garanhões no site” ou esta “acompanhe a corrida pelo site”; e o que tudo isso quer dizer?

Isso indica que o mundo do cavalo está sendo invadido pelos computadores, e será que isso é bom, dá certo? Vamos analisar.

Atualmente o computador vem tomando conta de várias áreas: bancos, supermercados, farmácias, em hospitais, e porque não em haras ou centros de treinamento ou qualquer outro estabelecimento equestre?

Com os computadores, o senso de urgência e de competitividade aumentou muito nos últimos anos, fazendo com que os estabelecimentos que não entrem “nessa onda” fiquem marginalizados, ou seja, podem sofrer desde redução de clientes até fechar o estabelecimento. Cruel? É a globalização.

Entretanto essa invasão pode trazer muitos benefícios, inclusive para estabelecimentos pequenos: com um computador simples e algumas tabelas controlando o fluxo de caixa, por exemplo, o proprietário pode organizar as finanças e analisar onde esta gastando mais e assim procurar baixar estes custos.

Mais um exemplo de redução de gastos está na comercialização de animais pela internet: reduzindo o gasto de locomoção do animal a feiras e reduz o estresse do animal também.

Esses são só alguns exemplos de como podemos diversificar e aumentar os lucros.

Para os grandes centros podemos implementar softwares de gerenciamento de estabelecimentos eqüestres; consultores especializados em administração eqüestre (gestores em eqüinocultura) e até identificação de animais por chip.

Assim o computador, antes visto como inútil numa fazenda (“afinal gostamos de bichos e não de máquinas” – frase típica), já se tornou parte fundamental, ganhando local determinado em projetos de novas instalações, e é através desta máquina que ganhamos um poder enorme de controle, gerenciamento e oportunidades.

Controle – com o computador e alguns aplicativos, como Microsoft Excel, podemos controlar funcionários, prestadores de serviços, débitos e créditos, investimentos e retornos, entre outras áreas. Controlar tudo isso pode parecer loucura, inutilidade, mas aos poucos vemos que controlar é necessário para que possamos minimizar prejuízos e aumentar produtividade e lucratividade.

Gerenciamento – gerenciar é mais que controlar. É usarmos todas nossas ferramentas juntamente com uma pessoa especializada – Gestor em
Eqüinocultura – que transformará todas as informações em oportunidades. Isso porque este gestor tem a visão focada nos negócios, é capaz de analisar propostas sugerindo as melhores soluções.

Oportunidades – são todas aquelas palavras do começo do texto trazendo oportunidades de crescimento para o estabelecimento, tanto como uma nova forma de criação de animais (Inseminação artificial, transferência de embriões, rastreamento por chip, entre outros), como uma forma de diversificação dos negócios por exemplo disponibilizando um site com informações do estabelecimento, serviços oferecidos, leilões, monitoramento dos cavalos hospedados.

Tudo isso é só uma breve amostra de quanto a tecnologia esta crescendo e avançado para o setor rural, como uma forte ferramenta para a valorização dos negócios eqüestres.


Escrito por: Cristiane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *